Task force avançou com uma previsão sobre quando serão vacinadas as várias faixas etárias. Quem tem 30 anos ou mais deve estar vacinado até setembro e atinge-se a imunidade de grupo.

Todas as pessoas com 30 anos ou mais vão estar vacinadas contra a Covid-19 até setembro, anunciou o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, coordenador da task force responsável pela campanha de imunização, na reunião no Infarmed entre especialistas, o Governo e os decisores políticos.

Veja a tabela abaixo

Numa tabela apresentada esta terça-feira, o vice-almirante confirmou que a campanha de vacinação contra a Covid-19 na faixa etária dos 80 anos ou mais foi dada como terminada a 11 de abril e que todas as pessoas elegíveis para vacinação com 70 a 79 anos devem estar inoculadas até ao próximo domingo, 2 de maio.

PLANO DE VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19
Previsão do fim da campanha de vacinação contra a Covid-19 em cada faixa etária, segundo a apresentação do vice-almirante Henrique Gouveia e Melo na reunião entre especialistas, Governo e decisores políticos no Infarmed a 27 de abril de 2021.
FONTE | Task force para a campanha de vacinação contra a Covid-19 em Portugal

Henrique Gouveia e Melo indicou que a meta dos 70% de população adulta vacinada contra a Covid-19 — que pode equivaler ao atingimento da imunidade de grupo contra a Covid-19 — deve ser atingida até setembro, altura em que todas as pessoas com 30 anos ou mais estarão vacinadas.

Nas contas da task force, a faixa etária dos 60 anos deve estar completamente vacinada até 23 de maio, a campanha de vacinação na faixa etária dos 50 anos terminará a 13 de junho e a administração de vacinas a quem está na casa dos 40 anos deve estar concluída a 01 de agosto.

O processo seria mais célere não fossem as condicionantes em termos de idades sob as quais se encontram duas das vacinas autorizadas neste momento: a da AstraZeneca/Universidade de Oxford e a da Johnson&Johnson, o que equivale a um total de 500 mil vacinas condicionadas no segundo trimestre e de 2,7 milhões no terceiro.

De qualquer modo, a conclusão da campanha de vacinação nas três faixas etárias mais velhas (que engloba os indivíduos com 60 anos ou mais) equivale a proteger o grupo da população onde foram registadas 96,04% das mortes por Covid-19, o que também aliviará a pressão sobre o Serviço Nacional de Saúde.

Fonte: Observador

Tem Facebook? Adira ao grupo Telescola Portugal e
fique sempre a par de todos os contéudos, partilha de fichas, entre outros.
clique aqui para aderir ao grupo