Telescola 29/05 – 3º Ciclo Leitura e Literatura

Como estar perto na distância? A Literatura – espaço de fuga e de encontro

Áreas de Conhecimento
  • Áreas do Conhecimento do Perfil dos Alunos
  • Linguagens e textos Informação e comunicação
  • Raciocínio e resolução de problemas
  • Pensamento crítico
  • Desenvolvimento pessoal e autonomia

Aprendizagens Essenciais (3.º ciclo)

Oralidade

  • Destacar o essencial de um texto audiovisual, tendo em conta o objetivo da audição/visionamento.
  • Sintetizar a informação recebida pela tomada de notas das ideias–chave.

Leitura

  • Realizar leitura em voz alta, silenciosa e autónoma, não contínua e de pesquisa.
  • Explicitar o sentido global de um texto.
  • Fazer inferências devidamente justificadas.
  • Utilizar procedimentos de registo e tratamento da informação.

Educação Literária

  • Interpretar os textos em função do género literário.
  • Analisar o modo como os temas, as experiências e os valores são representados na obra e compará-lo com outras manifestações artísticas (música, pintura, filme, etc.).
Temas
  • A literatura, espaço de fuga e de encontro
  • A leitura como experiência emocional
  • A partilha de vivências encurta distâncias

 

  • O Diário de Anne Frank
  • O Principezinho, Antoine de Saint-Exupéry

Links rápidos: