Neste artigo irá encontrar toda a informação resumida referente à aula de telescola #EstudarEmCasa  7º e 8º e 9ºano do dia 21 de Maio de 2020.

Conteúdo deste artigo

Telescola 21/05 – 7º e 8º ano Físico-Química

Registar observações de atividades experimentais

Áreas de Conhecimento
  • Identificar técnicas para separar componentes de misturas homogéneas e heterogéneas e efetuar a separação usando técnicas laboratoriais básicas, selecionando o material necessário e comunicando os resultados.
  • Distinguir corpos luminosos de iluminados, exemplos do dia-a-dia.
Temas
  • Separação das substâncias de uma mistura
  • Ondas de luz e sua propagação

Links rápidos:

Telescola 21/05 – 7º e 8º ano Educação Física

Atletismo

Áreas de Conhecimento
  • Atividades Físicas: Atletismo.
  • Aptidão física: Desenvolver capacidades motoras evidenciando aptidão muscular e aptidão aeróbia, enquadradas na Zona Saudável de Aptidão Física do programa FITescola®, para a sua idade e sexo. Conhecimentos: Relacionar aptidão física e saúde e identificar os fatores associados a um estilo de vida saudável, nomeadamente o desenvolvimento das capacidades motoras. Desenvolvimento das competências relacionadas com o Bem Estar/Saúde, Consciência e Domínio do Corpo. Aplicação de processos de manutenção e/ou elevação do nível funcional de aptidão física, na perspetiva da saúde e do bem-estar.
Temas
  • Atletismo: – Técnica de corrida e salto em comprimento.
  • Aptidão Física: – Desenvolvimento da aptidão muscular e aptidão aeróbia através da realização de um circuito de treino.
  • Conhecimentos: – Processos de elevação da aptidão física; – Jogos Olímpicos: O Olimpismo e os valores olímpicos.

Links rápidos:

Telescola 21/05 – 3º Ciclo Espanhol

¡Directo al paladar!

Áreas de Conhecimento

Competência Comunicativa:

CAV (Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR): A2.1 / A2.2 / B1.1)

  • Compreender os pontos essenciais de uma sequência falada que incida sobre assuntos correntes relacionados com a alimentação, com a comida, com a gastronomia
  • Compreender os pontos principais de documentos áudio (visuais) sobre temas do seu interesse, sempre que o débito da fala for lento e claro e predominar o vocabulário de alta frequência

CE (Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR): A2.2 / B1.1 / B1.2)

  • Compreender, de forma completa, a informação explícita de narrações e descrições

PO (Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR): A1.2 / A2.1 / A2.2)

  • Repetir, reformular, parafrasear e resumir as ideias, quer do interlocutor quer as próprias, para assegurar a compreensão

PE (Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR): A1.2 / A2.1 / A2.2)

  • Comunicar em tarefas simples e em rotinas que exigem apenas uma troca de informação simples e direta sobre assuntos que lhe são familiares e habituais

Competência Intercultural

  • Observar e identificar elementos das tradições e dos comportamentos sociais e sociolinguísticos dos hispanofalantes

Competência Estratégica

  • Controlar a ansiedade e demonstrar uma atitude positiva e confiante na aprendizagem da língua
Temas
  • Conteúdos lexicais: expressões idiomáticas, pratos típicos de Espanha e da América Latina, trava-línguas
  • Conteúdos gramaticais: adjetivos, nomes e verbos relacionados com a comida
  • Conteúdos funcionais: expressar reações: degustação de alimentos/comida Conteúdos culturais: curiosidade sobre o “tapeo” – as tapas tornaram-se um sinal da identidade espanhola

Links rápidos:

Telescola 21/05 – 9º ano Inglês

Skills&Careers – Dream now. Change the future

Áreas de Conhecimento

Área temática/Situacional: Serviços

Competência comunicativa:

  • Compreensão oralCompreender, com facilidade, discursos produzidos de forma clara;
  • Compreensão escrita: Ler textos, de alguma complexidade, escritos em linguagem clara e corrente; compreender textos factuais sobre assuntos de interesse pessoal ou cultural;
  • Produção escrita: Produzir textos de 90 a 100 palavras, utilizando vocabulário comum, mas diversificado; escrever sobre os temas da atualidade estudados.

Competência Intercultural:

  • Reconhecer realidades interculturais distintas: conhecer universos culturais diversificados.
Temas
  • Skills & Careers

Links rápidos:

Telescola 21/05 – 9º ano Matemática e Físico-Química

Elementos que existem no corpo humano e na atmosfera da Terra

Áreas de Conhecimento
  • Identificar os elementos que existem em maior proporção no corpo humano e outros que, embora existindo em menor proporção, são fundamentais à vida.
  • Reconhecer relações entre as ideias matemáticas no campo algébrico e aplicar essas ideias em outros domínios matemáticos e não matemáticos.
  • Resolver problemas utilizando equações, em contextos matemáticos e não matemáticos, concebendo e a plicando estratégias para a sua resolução, incluindo a utilização de tecnologia, e avaliando a plausibilidade dos resultados.
Temas
  • Propriedades dos materiais e Tabela Periódica

Links rápidos:

Telescola 21/05 – 9º ano Português

Viagens pela língua portuguesa no mundo

Áreas de Conhecimento

Educação Literária

  • Interpretar textos de autores estrangeiros de língua oficial portuguesa.
  • Relacionar os elementos constitutivos do género literário com a construção do sentido da obra em estudo.
  • Reconhecer os valores culturais, éticos, estéticos, políticos e religiosos manifestados nos textos.

Gramática

  • Reconhecer traços de variação da língua portuguesa de natureza diacrónica.
  • Analisar frases simples e complexas para identificação de constituintes e das respetivas funções sintáticas.
Temas

Bravura ou valentia vs. temeridade

  • Texto narrativo: excertos da obra O meu pé de laranja lima de José Mauro de Vasconcelos
  • Variantes da língua portuguesa
  • Algumas funções sintáticas (CD, CI e CO)

Links rápidos: