Neste artigo irá encontrar toda a informação resumida referente à aula de telescola #EstudarEmCasa  7º e 8º e 9ºano do dia 1 de Junho de 2020.

Telescola 01/06 – 7º e 8º ano Português

Não sou o único!

Áreas de Conhecimento
  • Oralidade Destacar o essencial de um texto audiovisual, tendo em conta o objetivo da audição.
  • Leitura Reconhecer a forma como o texto está estruturado (texto de opinião – crónica). Fazer inferências devidamente justificadas. Identificar tema(s), ideias principais, causas e efeitos. Utilizar procedimentos de registo e tratamento da informação. Compreender a utilização de recursos expressivos para a construção de sentido do texto.
  • Educação literária Interpretar os textos em função do género literário (texto poético e texto narrativo). Analisar o modo como os temas, as experiências e os valores são representados na obra e compará-lo com outras manifestações artísticas (música).
  • Gramática Reconhecer traços da variação da língua portuguesa de natureza geográfica. Funções sintáticas.
Temas

Iguais na diferença – Não sou o único!

  • Excerto da crónica “A nossa pátria na Malásia” de José Eduardo Agualusa
  • Canção “Não sou o único” pelos Resistência
  • Excerto do texto “Ser ou não ser diferente”, Ursula K. Le Guin
  • Variação de natureza geográfica da língua portuguesa
  • Funções sintáticas

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Telescola 01/06 – 7º e 8º ano História e Cidadania

PORTUGAL NO CONTEXTO EUROPEU DOS SÉCULOS XII A XIV

Áreas de Conhecimento

A cultura portuguesa face aos modelos europeus

  • Compreender o papel exercido pelas instituições monásticas e pelas cortes régias e senhoriais na produção e disseminação de cultura;
  • Caracterizar os estilos românico e gótico, destacando especificidades regionais;
  • Identificar/aplicar os conceitos: universidade; cultura popular; românico; gótico.

8.º ano PORTUGAL NO CONTEXTO EUROPEU DOS SÉCULOS XVII e XVIII A cultura em Portugal no contexto europeu

  • Caracterizar a arte e a mentalidade barrocas.
Temas
  • PORTUGAL NO CONTEXTO EUROPEU DOS SÉCULOS XVII e XVIII

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Telescola 01/06 – 3º Ciclo Espanhol

¡Tu casa en orden!

Áreas de Conhecimento

Competência Comunicativa:

CAV (Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR): A2.1 / A2.2 / B1.1)

  • Compreender os pontos essenciais de uma sequência falada que incida sobre assuntos correntes relacionados com as tarefas domésticas
  • Compreender os pontos principais de documentos áudio (visuais) sobre temas do seu interesse, sempre que o débito da fala for lento e claro e predominar o vocabulário de alta frequência

CE (Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR): A2.2 / B1.1 / B1.2)

  • Compreender, de forma completa, a informação explícita de narrações e descrições

PO (Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR): A1.2 / A2.1 / A2.2)

  • Repetir, reformular, parafrasear e resumir as ideias, quer do interlocutor quer as próprias, para assegurar a compreensão

PE (Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR): A1.2 / A2.1 / A2.2)

  • Comunicar em tarefas simples e em rotinas que exigem apenas uma troca de informação simples e direta sobre assuntos que lhe são familiares e habituais

Competência Intercultural

  • Observar e identificar elementos das tradições e dos comportamentos sociais e sociolinguísticos dos hispanofalantes

Competência Estratégica

  • Controlar a ansiedade e demonstrar uma atitude positiva e confiante na aprendizagem da língua
Temas
  • Conteúdos lexicais: tarefas domésticas
  • Conteúdos gramaticais: verbos regulares e irregulares no presente do indicativo
  • Conteúdos culturais: curiosidade alusiva à campanha “Son de todos #YaNoHayExcusas”, que procura veicular a ideia de que as tarefas domésticas não têm género e de que as devemos repartir do modo mais equitativo possível

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Telescola 01/06 – 9º ano Português

Os Infortúnios das Viagens

Áreas de Conhecimento

Educação Literária

  • Ler e interpretar obras literárias portuguesas de diferentes géneros: Os Lusíadas, de Luís de Camões.
  • Relacionar os elementos constitutivos do género literário com a construção do sentido da obra em estudo.
  • Reconhecer os valores culturais, éticos, estéticos, políticos e religiosos manifestados nos textos.
  • Identificar e reconhecer o valor de diversos recursos expressivos.

Oralidade

  • Compreender textos orais com base na identificação do assunto, do tema e da intenção comunicativa, a partir de inferências e deduções.
  • Destacar o essencial de um texto oral com base na distinção entre informação essencial e acessória, objetiva e subjetiva.

Escrita

  • Escrever com correção ortográfica e sintática, com vocabulário diversificado e uso correto dos sinais de pontuação.
Temas

Bravura ou valentia vs. temeridade

Exploração do episódio da Tempestade e chegada à Índia de Os Lusíadas, de Luís de Camões

  • Canção “Tempestade”, de Pedro Abrunhosa

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Telescola 01/06 – 9º ano Inglês

Communication in a changing world

Áreas de Conhecimento

Área temática – Meios de Comunicação

Competências comunicativas:

  • Compreensão escrita: Compreender textos factuais sobre assuntos de interesse pessoal ou cultural.
  • Compreensão oralCompreender, com facilidade, discursos produzidos de forma clara; acompanhar uma apresentação breve sobre temas estudados; compreender o essencial de programas em modo áudio/audiovisual sobre temas atuais ou de interesse cultural.
  • Produção oral: fazer pequenas apresentações sobre temas do seu interesse; produzir, de forma simples e linear, discursos de cunho pessoal.

Competência estratégica:

  • Preparar e fazer uma apresentação oral à turma e ou a outros elementos da comunidade educativa com os recursos verbais e não verbais necessários, com confiança e criatividade.

Competência Intercultural:

  • Conhecer universos culturais diversificados.
Temas
  • Means of Communication

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Telescola 01/06 – 9º ano História

Da Guerra Colonial à democratização de Portugal

Áreas de Conhecimento
  • Analisar a guerra colonial do ponto de vista dos custos humanos e económicos, quer para Portugal quer para os territórios coloniais, relacionando-a com a recusa em descolonizar.
  • Contextualizar a mudança de regime que ocorreu em 25 Abril de 1974 com a crescente oposição popular à guerra colonial e à falta de liberdade individual e coletiva.
  • Analisar o processo de descolonização.
  • Compreender a complexidade do processo de democratização.

Temas

  • A política colonial Portuguesa
  • A guerra colonial e suas consequências
  • A Primavera Marcelista e o Marcelismo
  • O 25 de abril e o processo de descolonização
  • A Constituição de 1976
  • Os primeiros anos de democracia

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