Neste artigo irá encontrar toda a informação resumida referente à aula de telescola #EstudarEmCasa  7º e 8º e 9ºano do dia 29 de Abril de 2020.

Conteúdo deste artigo

Telescola 29/04 – 7º e 8º ano Ciências Naturais

A Importância dos Fósseis Recursos Energéticos e não Energéticos

Áreas de Conhecimento
  • Explicar o contributo do estudo dos fósseis e dos processos de fossilização para a reconstituição da história da vida na Terra.
  • Distinguir recursos energéticos de recursos não energéticos e recursos renováveis de recursos não renováveis.
  • Caracterizar diferentes formas de exploração dos recursos naturais, indicando as principais transformações desses recursos.
Temas
  • Importância do estudo dos fósseis
  • Recursos energéticos e não energéticos

Links rápidos:

Telescola 29/04 – 7º e 8º ano Geografia e Cidadania

Distribuição da população mundial

Áreas de Conhecimento

Observação direta e/ou indireta, visando a construção do BI da paisagem (Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade);

  • Identificar, através de observação direta e/ou indireta, as interligações entre os elementos naturais e humanos, bem como as componentes da perceção e estética da paisagem;
  • Situar exemplos de paisagens no respetivo território a diferentes escalas geográficas;
  • Descrever a localização relativa de um lugar, em diferentes formas de representação da superfície terrestre, utilizando a rosa-dos-ventos;
  • Identificar as principais atividades económicas da comunidade local.
Temas
  • Território e Paisagem (Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade)
  • A Terra: Estudos e Representações
  • Descrição da Paisagem
  • Atividades Económicas

Links rápidos:

Telescola 29/04 – 3º Ciclo Francês

La vie quotidienne – La vie en famille

Áreas de Conhecimento

Competência comunicativa

Compreensão oral Identificar palavras-chave e frases simples e inferir o sentido geral em mensagens e textos simples e curtos*, relacionados com situações do quotidiano e experiências pessoais e articulados de forma clara e pausada.

* Anúncios públicos, mensagens telefónicas, publicidade, canções, videoclipes, publicações digitais…

Temas
  • A vida quotidiana – a casa, o vocabulário das tarefas domésticas

Links rápidos:

Telescola 29/04 – 9º ano Ciências Naturais e Físico-Química

O átomo

Áreas de Conhecimento
  • Rever o modelo atómico de Bohr.
  • Reconhecer a constituição de um átomo.
  • Definir número atómico e número de massa.
  • Definir massa atómica relativa.
  • Reconhecer a existência de isótopos.
  • Determinar massas atómicas ponderadas.
  • Referir o uso de isótopos radioativos na Medicina e até na datação de achados arqueológicos.
Temas
  • Constituição do átomo de acordo com o modelo atómico de Bohr e o modelo da nuvem eletrónica
  • Número atómico e número de massa
  • Distribuição eletrónica
  • Massa atómica relativa e isótopos

Links rápidos:

Telescola 29/04 – 9º ano Matemática

“Dentro das quatro linhas …”

Áreas de Conhecimento
  • Identificar e construir lugares geométricos (circunferência, círculo, mediatriz e bissetriz) e utilizá-los na resolução de problemas geométricos.
  • Analisar figuras geométricas planas, incluindo a circunferência e o círculo, identificando propriedades relativas a essas figuras, e classificá-las de acordo com essas propriedades.
  • Relacionar a amplitude de um ângulo ao centro e de um ângulo inscrito numa circunferência com as amplitudes dos arcos correspondentes e utilizar essas relações na resolução de problemas em contextos matemáticos e não matemáticos.
Temas
  • Lugares geométricos (Circunferência, Círculo, Mediatriz e Bissetriz)
  • Propriedades da Circunferência

Links rápidos:

Telescola 29/04 – 9º ano Geografia e Cidadania

Ricos e Pobres

Áreas de Conhecimento
  • Relacionar os níveis de desenvolvimento com os fatores internos e externos que os condicionam.
  • Refletir sobre consequências das desigualdades de acesso e utilização de meios tecnológicos que permitem a informação e comunicação a distância entre pessoas e organizações.
Temas
  • Contrastes de Desenvolvimento: Interdependência entre espaços com diferentes níveis de Desenvolvimento
  • Enriquecimento e empobrecimento (Referencial de Educação para o Desenvolvimento)

Links rápidos: