Neste artigo irá encontrar toda a informação resumida referente à aula de telescola #EstudarEmCasa  5º e 6º ano do dia 25 de Junho de 2020, das disciplinas de Português e Matemática.

Conteúdo deste artigo

Telescola 25/06 – 5º e 6º ano Matemática

Organização e tratamento de dados

Áreas de Conhecimento
  • Distinguir os vários tipos de variáveis: qualitativa e quantitativa.
  • Recolher, organizar e representar dados recorrendo a tabelas de frequência absoluta e relativa, diagramas de caule e folhas e gráficos de barras e interpretar a informação representada.
  • Resolver problemas envolvendo a organização e tratamento de dados em contextos familiares variados e utilizar medidas estatística (moda e amplitude) para os interpretar e tomar decisões.
  • Exprimir, oralmente e por escrito, raciocínios, procedimentos e conclusões, utilizando linguagem própria da estatística, baseando-se nos dados recolhidos e tratados.
  • Desenvolver confiança nas suas capacidades e conhecimentos matemáticos, e a capacidade de analisar o próprio trabalho e regular a sua aprendizagem.
Temas
  • Tipos de variáveis
  • Frequência absoluta
  • Frequência relativa
  • Tabelas de frequência
  • Média
  • Moda
  • Amplitude
  • Diferentes tipos de gráficos

Links rápidos:

Telescola 25/06 – 5º e 6º ano Português

Texto Poético – “O mostrengo” (Fernando Pessoa), “Pedra Filosofal” (António Gedeão), “O sonho” (Luísa Ducla Soares) | “O sonho” (Sebastião da Gama)

Áreas de Conhecimento

Educação Literária:

  • Interpretar o texto em função do género literário.
  • Inferir o sentido conotativo de palavras e expressões.
  • Identificar marcas formais do texto poético: estrofe, rima, esquema rimático e métrica (redondilha).
  • Analisar o modo como os temas, as experiências e os valores são representados.
  • Explicar recursos expressivos utilizados na construção dos textos literários.
  • Valorizar a diversidade de culturas, de vivências e de mundivisões presente nos textos.

Oralidade:

  • Explicitar, com fundamentação adequada, sentidos implícitos.

Escrita:

  • Escrever textos de natureza narrativa integrando os elementos que circunscrevem o acontecimento, o tempo e o lugar, o desencadear da ação, o desenvolvimento e a conclusão, com recurso a vários conectores de tempo, de causa, de explicação e de contraste.
Temas
  • Texto poético – “O mostrengo” (Fernando Pessoa), “Pedra Filosofal” (António Gedeão), “O sonho” (Luísa Ducla Soares), “O sonho” (Sebastião da Gama)
  • Oralidade – sonho
  • Texto narrativo – Escrita criativa

Links rápidos: