Telescola 22/05 – 3º Ciclo Escrita

Solidariedade – “Eu posso ajudar!”

Áreas de Conhecimento

Áreas do Conhecimento do Perfil dos Alunos

  • Linguagens e textos
  • Informação e comunicação
  • Raciocínio e resolução de problemas
  • Pensamento crítico

 

Desenvolvimento pessoal e autonomia Aprendizagens Essenciais (3.º ciclo)

Escrita

  • Estabelecer ligações entre o tema desenvolvido nos textos/obras literários(as) e a realidade vivida pelos alunos.
  • Expandir e aprofundar conhecimentos adquiridos no processo de leitura e de compreensão do texto, transpondo-os para o processo de escrita.
  • Elaborar textos que cumpram objetivos explícitos quanto ao destinatário e à finalidade/intenção comunicativa.
  • Utilizar conhecimento adquirido relacionado com as propriedades de um texto (progressão temática, coerência e coesão) e com os diferentes modos de organizar um texto, tendo em conta a finalidade, o destinatário e a situação de produção.
  • Planificar a escrita de textos.
  • Escrever com correção ortográfica e sintática, com vocabulário diversificado e uso correto dos sinais de pontuação.
  • Rever os textos escritos.
Temas
  • Solidariedade: as interdependências do mundo.
  • Histórias inspiradoras levam a ações inspiradoras.
  • Escrita como compromisso de ajuda e de união na proteção ambiental.

Links rápidos: