Neste artigo irá encontrar toda a informação resumida referente à aula de telescola #EstudarEmCasa 5º e 6º ano do dia 18 de Junho de 2020, das disciplinas de Português e Matemática.
Conteúdo deste artigo
Telescola 18/06 – 5º e 6º ano Matemática
Proporcionalidade Direta
Áreas de Conhecimento
- Conceber e aplicar estratégias de resolução de problemas envolvendo regularidades, sequências ou proporcionalidade direta, em contextos matemáticos e não matemáticos.
- Reconhecer os significados de razão e proporção e usá-las para resolver problemas.
- Reconhecer situações de proporcionalidade direta num enunciado verbal ou numa tabela e indicar uma das constantes de proporcionalidade, explicando o seu significado dado o contexto.
- Desenvolver confiança nas suas capacidades e conhecimentos matemáticos, e a capacidade de analisar o próprio trabalho e regular a sua aprendizagem.
Temas
- Noção de razão
- Noção de proporção
- Termos de uma proporção
- Constante de proporcionalidade
- Propriedade fundamental das proporções
Links rápidos:
Telescola 18/06 – 5º e 6º ano Português
Texto poético (Poetas Lusófonos) – “Trem de ferro” (Manuel Bandeira) e “Não vale a pena pisar” (Manuel Rui), in Primeiro livro de poesia, de Sophia de Mello Breyner Andresen
Áreas de Conhecimento
Educação Literária:
- Interpretar o texto em função do género literário.
- Inferir o sentido conotativo de palavras e expressões.
- Identificar marcas formais do texto poético: estrofe, rima, esquema rimático e métrica (redondilha).
- Analisar o modo como os temas, as experiências e os valores são representados.
- Explicar recursos expressivos utilizados na construção dos textos literários
- Valorizar a diversidade de culturas, de vivências e de mundivisões presente nos textos.
Temas
- Texto poético (Poetas Lusófonos) – “Trem de ferro” (Manuel Bandeira) e “Não vale a pena pisar” (Manuel Rui)
- Variedades do Português
- Recursos expressivos – anáfora