Neste artigo irá encontrar toda a informação resumida referente à aula de telescola #EstudarEmCasa  7º e 8º e 9ºano do dia 18 de Maio de 2020.

Conteúdo deste artigo

Telescola 18/05 – 7º e 8º ano Português

Solidariedade A publicidade conjuga o verbo ajudar

Áreas de Conhecimento
  • Oralidade
    • Destacar o essencial de um texto audiovisual, tendo em conta o objetivo da audição.
  • Leitura
    • Ler em suportes variados de textos publicitários (institucional).
    • Reconhecer a forma como o texto está estruturado.
    • Fazer inferências devidamente justificadas.
    • Identificar tema(s), ideias principais, causas e efeitos.
    • Compreender a utilização de recursos expressivos para a construção de sentido do texto.
  • Educação literária
    • Analisar o modo como os temas, as experiências e os valores são representados na obra e compará-lo com outras manifestações artísticas (cinema).
  • Gramática
    • Conjugar verbos regulares e irregulares (imperativo).
Temas
  • Solidariedade – A publicidade conjuga o verbo ajudar
    • Texto publicitário – institucional, audiovisual e escrito
    • Curta-metragem “O outro par”, Sarah Rozik
    • Classe de palavras (verbo)
    • Verbos regulares e irregulares em todos os tempos e modos (imperativo)

Links rápidos:

Telescola 18/05 – 7º e 8º ano História e Cidadania

Crises, mudanças e revoluções

Áreas de Conhecimento

7º ano
PORTUGAL NO CONTEXTO EUROPEU DOS SÉCULOS XII A XIV
Crises e revolução no século XIV
Integrar a revolução de 1383-1385 num contexto de crise e rutura, realçando os seus aspetos dinásticos e os confrontos militares, assim como as suas consequências políticas, sociais e económicas.

8º ano
CRESCIMENTO E RUTURAS NO MUNDO OCIDENTAL
NOS SÉCULOS XVIII E XIX
O triunfo das revoluções liberais
Compreender as razões que justificaram o primeiro processo de independência por parte de um território colonial europeu (EUA);

Destacar, no processo revolucionário francês, a abolição dos direitos e privilégios feudais e o estabelecimento do conceito de cidadania moderno, estabelecendo-se, teoricamente, o princípio da igualdade perante a lei.

Temas
  • A Crise do Século XIV e a revolução de 1384/85
  • A revolução americana
  • As conquistas das Revoluções liberais
  • Em Cidadania, aborda-se os subdomínios do Direitos Humanos com recurso a exemplos atuais – o 25 de abril e o 1º de maio com origem no século XIX
  • Referencial de Educação para o Desenvolvimento
  • Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz

Links rápidos:

Telescola 18/05 – 3º Ciclo Espanhol

Aula 9: ¡No te comas el mundo!

Áreas de Conhecimento

Competência Comunicativa:

CAV (Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR): A2.1 / A2.2 / B1.1)

  • Compreender os pontos essenciais de uma sequência falada que incida sobre assuntos correntes relacionados com o consumo responsável de alimentos e a alimentação saudável
  • Compreender os pontos principais de documentos áudio (visuais) sobre temas do seu interesse, sempre que o débito da fala for lento e claro e predominar o vocabulário de alta frequência

 

CE (Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR): A2.2 / B1.1 / B1.2)

  • Compreender, de forma completa, a informação explícita de narrações e descrições

 

PO (Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR): A1.2 / A2.1 / A2.2)

  • Repetir, reformular, parafrasear e resumir as ideias, quer do interlocutor quer as próprias, para assegurar a compreensão

 

PE (Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR): A1.2 / A2.1 / A2.2)

  • Comunicar em tarefas simples e em rotinas que exigem apenas uma troca de informação simples e direta sobre assuntos que lhe são familiares e habituais

 

Competência Intercultural

  • Observar e identificar elementos das tradições e dos comportamentos sociais e sociolinguísticos dos hispanofalantes

 

Competência Estratégica

  • Controlar a ansiedade e demonstrar uma atitude positiva e confiante na aprendizagem da língua
Temas
  • Conteúdos lexicais: consumo responsável de alimentos; alimentação saudável; dieta mediterrânica
  • Conteúdos gramaticais: imperativo afirmativo e negativo
  • Conteúdos funcionais: dar ordens e conselhos
  • Conteúdos culturais: curiosidade sobre a Dieta Mediterrânica – inscrita na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade em 2010.

Links rápidos:

Telescola 18/05 – 9º ano Português

Viagens por mundos desconhecidos

Áreas de Conhecimento

Educação Literária

  • Ler e interpretar obras literárias portuguesas de diferentes géneros: Os Lusíadas, de Luís de Camões, poemas de oito autores.
  • Relacionar os elementos constitutivos do género literário com a construção do sentido da obra em estudo.
  • Reconhecer os valores culturais, éticos, estéticos, políticos e religiosos manifestados nos textos.
  • Identificar marcas formais do texto poético: estrofe, rima, esquema rimático e métrica (redondilha maior e menor).

Oralidade

  • Compreender textos orais com base na identificação do assunto, do tema e da intenção comunicativa, a partir de inferências e deduções.
  • Destacar o essencial de um texto oral com base na distinção entre informação essencial e acessória, objetiva e subjetiva.
Temas

Bravura ou valentia vs. temeridade

  • Exploração do episódio “Despedidas em Belém” de Os Lusíadas
  • Interpretação do poema “Mar português” de Fernando Pessoa em intertextualidade com o episódio em análise
  • Texto expositivo / informativo (compreensão oral)

Links rápidos:

Telescola 18/05 – 9º ano Inglês

The World of Work at a Glance

Áreas de Conhecimento

Área temática/situacional: Planos para o futuro.

Competência comunicativa:

Compreensão escrita: compreender textos factuais sobre assuntos de interesse pessoal ou cultural.

Compreensão oral: compreender, com facilidade, discursos produzidos de forma clara; compreender o essencial de programas em modo áudio/audiovisual sobre temas atuais ou de interesse cultural; acompanhar uma apresentação breve sobre temas estudados.

Produção oral: (re)produzir textos orais, previamente preparados, com pronúncia e entoação adequados; fazer pequenas apresentações sobre temas do seu interesse; produzir, de forma simples e linear, discursos de cunho pessoal.

Competência estratégica: preparar e fazer uma apresentação oral.

Competência intercultural: conhecer universos culturais diversificados.

Temas
  • Planos para o futuro: preparar entrada na vida ativa (part-time jobs)

Links rápidos:

Telescola 18/05 – 9º ano História

A instauração do Estado Novo

Áreas de Conhecimento

As dificuldades económicas dos anos 30

Entre a ditadura e a democracia

  • Explicar o processo de implementação do Estado Novo em Portugal, destacando o papel de Salazar;
  • Comparar o Estado Novo com os principais regimes ditatoriais, estabelecendo semelhanças e diferenças.
Temas
  • A ascensão de Salazar e o Estado Novo
  • Princípios do Estado Novo e os mecanismos e organizações ao serviço do regime
  • As semelhanças e diferenças entre o estado Novo e restantes regimes autoritários

Links rápidos: