Telescola 12/06 – 3º Ciclo Leitura e Literatura

Diversidade e Identidade – visita de estudo / Centro e Sul (virtual e guiada) – 2.ª Fase Literatura e História – a grande memória / Parceria Direção-Geral do Património Cultural

Áreas de Conhecimento

Áreas do Conhecimento do Perfil dos Alunos

Linguagens e textos

Informação e comunicação

Raciocínio e resolução de problemas

Pensamento crítico

Desenvolvimento pessoal e autonomia

 

Aprendizagens Essenciais (3.º ciclo)

 

Oralidade

Destacar o essencial de um texto audiovisual, tendo em conta o objetivo da audição/visionamento.

Sintetizar a informação recebida pela tomada de notas das ideias-chave.

 

Leitura

Realizar leitura em voz alta, silenciosa e autónoma, não contínua e de pesquisa.

Explicitar o sentido global de um texto.

Fazer inferências devidamente justificadas.

Utilizar procedimentos de registo e tratamento da informação.

 

Educação Literária

Interpretar os textos em função do género literário.

Analisar o modo como os temas, as experiências e os valores são representados na obra e compará-lo com outras manifestações artísticas (música, pintura, filme, etc.).

Temas

Monumentos e sítios, uma viagem pela História sob a bússola da literatura

– A defesa e consolidação do território

– A construção de uma identidade

– A diversidade da cultura, do património e da língua portuguesas

– Viagem mar adentro – literatura de viagens

 

Links rápidos: