Neste artigo irá encontrar toda a informação resumida referente à aula de telescola #EstudarEmCasa  7º e 8º e 9ºano do dia 6 de Maio de 2020.

Conteúdo deste artigo

Telescola 06/05 – 7º e 8º ano Ciências Naturais

A Idade das Rochas & Exploração de Recursos Geológicos

Áreas de Conhecimento
  • Explicitar os princípios do raciocínio geológico e de datação relativa e reconhecer a sua importância para a caracterização das principais etapas da história da Terra (eras geológicas).
  • Caracterizar diferentes formas de exploração dos recursos naturais, indicando as principais transformações dos recursos naturais.
  • Discutir os impactes da exploração/transformação dos recursos naturais e propor medidas de redução dos mesmos e de promoção da sua sustentabilidade.
Temas
  • Etapas da história da Terra
  • Exploração de recursos naturais

Links rápidos:

Telescola 06/05 – 7º e 8º ano Geografia e Cidadania

Mobilidade da população

Áreas de Conhecimento
  • Relacionar áreas de atração e repulsão demográficas com fatores físicos e humanos, utilizando mapas a diferentes escalas.
  • Identificar padrões na distribuição dos fluxos migratórios, à escala nacional, europeia e mundial, enunciando fatores responsáveis por essa distribuição.
  • Explicar causas e consequências dos fluxos migratórios a diferentes escalas.
  • Ler e interpretar mapas a diferentes escalas.
  • Analisar factos e situações, identificando os seus elementos ou dados.
  • Conhecer as razões da diáspora portuguesa nos séculos XX/XXI (Referencial para a Dimensão Europeia da Educação).
  • Identificar países em que se situam as principais comunidades portuguesas (Referencial para a Dimensão Europeia da Educação).
Temas
  • População e povoamento: Mobilidade da população
  • A Terra: Estudos e Representações
  • Portugal, a Europa e o Mundo: Portugal e os portugueses na Europa e no Mundo (Referencial para a Dimensão Europeia da Educação)

Links rápidos:

Telescola 06/05 – 3º Ciclo Francês

La vie quotidienne – La vie en famille et les tâches ménagères

Áreas de Conhecimento

Competência comunicativa

Produção oral

Exprimir-se sobre situações do quotidiano e experiências pessoais de forma simples, em monólogos curtos preparados previamente, usando um repertório limitado de expressões e frases com estruturas gramaticais elementares e pronunciando de forma suficientemente clara para:

  • descrever e narrar acontecimentos reais ou imaginários, presentes ou passados;
  • exprimir gostos e preferências.
Temas
  • A vida quotidiana – as tarefas domésticas, o verbo FAIRE no presente do indicativo e os advérbios de frequência

Links rápidos:

Telescola 06/05 – 9º ano Ciências Naturais e Físico-Química

Regulação Hormonal

Áreas de Conhecimento
  • Distinguir glândulas de hormonas e de células-alvo, identificando algumas glândulas endócrinas (hipófise, hipotálamo, ilhéus de Langerhans, ovário, placenta, suprarrenal, testículo, tiróide) e as principais hormonas por elas produzidas.
  • Caracterizar sumariamente três doenças do sistema hormonal.
Temas
  • Regulação Hormonal

Links rápidos:

Telescola 06/05 – 9º ano Matemática

“Uma questão de capacidade”

Áreas de Conhecimento
  • Reconhecer o significado de fórmulas para o cálculo de volumes de sólidos, incluindo a esfera, e usá-las na resolução de problemas em contextos matemáticos e não matemáticos.
  • Resolver problemas usando ideias geométricas em contextos matemáticos e não matemáticos concebendo e aplicando estratégias de resolução, incluindo a utilização de tecnologia, e avaliando a plausibilidade dos resultados.
Temas
  • Volumes de sólidos: Cilindro e cone, prismas e pirâmides, esfera

Recursos utilizados na aula:

Links rápidos:

Telescola 06/05 – 9º ano Geografia e Cidadania

Geografia e Cidadania e Desenvolvimento

Áreas de Conhecimento
  • Distinguir formas de medir os níveis de desenvolvimento, evidenciando vantagens e constrangimentos dos índices compostos (IDH, IDG, IPM).
  • Apresentar situações concretas de desigualdades de desenvolvimento e possíveis formas de as superar.
  • Compreender a interdependência entre processos de enriquecimento e de empobrecimento.
Temas
  • Desenvolvimento humano

Links rápidos: