Neste artigo irá encontrar toda a informação resumida referente à aula de telescola #EstudarEmCasa  7º e 8º e 9ºano do dia 4 de Maio de 2020.

Conteúdo deste artigo

Telescola 04/05 – 7º e 8º ano Português

Visões da Natureza Uma janela virada para o mar

Áreas de Conhecimento

Oralidade

  • Destacar o essencial de um texto audiovisual, tendo em conta o objetivo da audição.

Leitura

  • Fazer inferências devidamente justificadas.
  • Identificar tema(s), ideias principais, causas e efeitos.

Educação Literária

  • Interpretar os textos em função do género literário (lírico e narrativo)
  • Identificar marcas formais do texto poético.
  • Identificar as marcas formais do texto descritivo.
  • Analisar o modo como os temas, as experiências e os valores são representados na obra/nos textos e compará-lo com outras manifestações artísticas.

Gramática

  • Classes de palavras.
  • Tempos e modos verbais
Temas
  • Visões da Natureza
  •  “Canção do Mar”, por Dulce Pontes
  • “Figura à janela”, Salvador Dali
  • Os vários rostos do mar e dois versos de Pessoa (“Mar Português”)
  • “Mar Sonoro”, Sophia de Mello Breyner Andresen
  • Características formais do texto poético
  • Marcas do texto descritivo (classes de palavras, tempos verbais e recursos expressivos)
  • Excerto descritivo de A Menina do Mar, Sophia de Mello Breyner Andresen

Links rápidos:

Telescola 04/05 – 7º e 8º ano História e Cidadania

A vida económica: dos séculos XII a XVIII

Áreas de Conhecimento

7.º ano
PORTUGAL NO CONTEXTO EUROPEU DOS SÉCULOS XII A XIV
Desenvolvimento económico, relações sociais e poder político nos séculos XII a XIV

Compreender o processo de passagem de uma economia de subsistência para uma economia monetária e urbana na Europa medieval;

Relacionar o crescimento de Lisboa com o dinamismo comercial marítimo e urbano da Europa nos séculos XIII e XIV.

8º ano
PORTUGAL NO CONTEXTO EUROPEU DOS SÉCULOS XVII E XVIII
O Antigo Regime no século XVIII

Diferenciar os ritmos de evolução da agricultura dos ritmos do dinamismo comercial no quadro de uma economia pré-industrial.

CRESCIMENTO E RUTURAS NO MUNDO OCIDENTAL NOS SÉCULOS XVIII E XIX
A revolução agrícola e o arranque da revolução industrial

Sublinhar a ligação existente entre as novas tendências demográficas, a transformação da estrutura da propriedade agrícola e as inovações técnicas;

Analisar as condições que favoreceram o arranque da Revolução industrial e as alterações verificadas no regime de produção;

Identificar as principais potências industrializadas no século XIX, ressaltando a importância da revolução dos transportes para a mundialização da economia;

Selecionar as alterações que se operaram a nível económico, social e demográfico devido ao desenvolvimento dos meios de produção.

Em articulação com Cidadania e Desenvolvimento propõe-se abordar o Desenvolvimento Sustentável, (Referencial de Educação para o Desenvolvimento) nomeadamente a poluição atmosférica em termos comparativos – Idade média – Idade moderna – Idade contemporânea – acentuando a fase da industrialização e a poluição das cidades, em comparação com a atualidade.

Temas
  • Desenvolvimento económico, relações sociais e poder político nos séculos XII a XIV
  • O Antigo Regime no século XVIII
  • A revolução agrícola e o arranque da revolução industrial
  • Desenvolvimento sustentável

Links rápidos:

Telescola 04/05 – 3º Ciclo Espanhol

Dime dónde compras y te diré quién eres…

Áreas de Conhecimento

Competência Comunicativa:

  • CE (Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR): A2.2 / B1.1 / B1.2)
    – Compreender as ideias principais e selecionar informação explícita de sequências descritivas, em textos curtos e médios de diversos géneros e suportes, sobre pessoas, experiências, situações do quotidiano do mundo do trabalho e do lazer, sempre que as ideias sejam claras e bem estruturadas e predomine vocabulário frequente.
  • PE (Níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR): A1.2 / A2.1 / A2.2)
    – Escrever sobre situações do quotidiano, experiências pessoais e acontecimentos reais, textos simples e curtos em suportes diversos, respeitando as convenções textuais, utilizando vocabulário elementar e frases simples e articulando as ideias com coerência para gerar uma sequência linear de informações que se reportem ao vocabulário das compras, em particular às lojas e aos produtos.
Temas
  • Dime dónde compras y te diré quién eres…

Links rápidos:

Telescola 04/05 – 9º ano Português

Viagens ao mundo da narrativa

Áreas de Conhecimento

Educação Literária

  • Analisar e interpretar obras literárias portuguesas de diferentes géneros: narrativa de autor português.
  • Relacionar os elementos constitutivos do género literário com a construção do sentido da obra em estudo.
Temas

Bravura ou valentia vs. temeridade

  • Texto narrativo (categorias da narrativa e características do conto literário)
  • “A aia” – pequena biografia do autor e exploração de dois excertos
  • Dia da mãe – “Poema à mãe” de Eugénio de Andrade

Links rápidos:

Telescola 04/05 – 9º ano Inglês

How to stay healthy through life!

Áreas de Conhecimento

Área Temática/Situacional – Hábitos e Estilos de Vida

Competência comunicativa:
Compreensão escrita: Ler e compreender textos factuais sobre assuntos de interesse pessoal ou cultural.

Compreensão oral: Compreender, com facilidade, discursos produzidos de forma clara; seguir conversas do dia a dia; acompanhar uma apresentação breve sobre temas estudados;

Produção oral: produzir enunciados orais, previamente preparados, com pronúncia e entoação adequados; fazer pequenas apresentações sobre vários temas, de forma simples e linear.

Temas
  • Healthy and unhealthy lifestyles
  • Giving advice

Links rápidos:

Telescola 04/05 – 9º ano História

DO SEGUNDO PÓS-GUERRA AOS DESAFIOS DO NOSSO TEMPO: – O Mundo pós 2.ª Guerra Mundial

Áreas de Conhecimento

DA GRANDE DEPRESSÃO À SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

A II Guerra Mundial

  • Indicar as principais alterações ocorridas no mapa político mundial do após II Guerra.
  • Analisar o papel da ONU.
Temas
  • As Consequências da Segunda Guerra Mundial
  • A formação da ONU

Links rápidos: