O ano letivo 2020/21 está mesmo a começar! Dia 14 de setembro inicia uma nova etapa escolar em portugal e neste tempo atípico, assombrado pela SARS-COV-2.

Será que estamos todos preparados? E os pais, estarão sensibilizados para as regras essenciais? A base para sustentar esta readaptação educativa, assenta sobretudo em duas palavras: Tolerância e resiliência. Outros são os alicerces, como os cuidados de saúde e o respeito pelas normas e diretrizes aplicadas. O medo alimenta a ansiedade e só podemos combater com conhecimento. Será com formações aos docentes, análises e literaturas temáticas que atuamos com consciência e sendo esta a arma para nos proteger e proteger a bolha das nossas turmas.

Depende então da nossa capacidade de alertar os encarregados de educação para a importância vital da colaboração. E esta colaboração não se limita apenas nas regras de entrada e afins, mas sobretudo na consciência parental e responsável de não mascarar os sinais e sintomas que podem ser compatíveis com a Covid-19. Se uma criança apresentar temperatura igual ou superior a 38c, os pais devem ter a responsabilidade cívica e social de não enviar a criança à instituição escolar, incorrendo no crime de saúde publica, se se verificar a perigosidade do surto.

Existe um patamar a seguir caso a criança apresente determinados sintomas, que os pais têm de forçosamente seguir como ligar à saúde 24 e encaminhar o aconselhamento sugerido. Temos de alertar pedagogicamente a importância da contingência familiar, isto é, pedir colaboração familiar e organizar um plano B, caso a criança tenha de se ausentar se tiver uma ou outra sintomatologia.

Os boletins da DGS, revelam um aumento progressivo de doentes por coronavírus, e com abertura das escolas e universidades esse crescente será certamente muito mais acentuado e sobretudo preocupante e angustiante. Vamos com resiliência e tolerância dar o nosso melhor, protegendo as crianças e a comunidade educativa. Na esperança que com este vídeo, possa contribuir para esse objetivo maior, deixo esta ferramenta digital ao V/ dispor. Usufruam com carinho…

Texto e vídeo da autoria de Laura Rodrigues

Tem Facebook? Adira ao grupo Telescola Portugal e
fique sempre a par de todos os contéudos, partilha de fichas, entre outros.