Neste artigo irá encontrar toda a informação resumida referente à aula de telescola #EstudarEmCasa  5º e 6º ano do dia 18 de Junho de 2020, das disciplinas de Português e Matemática.

Conteúdo deste artigo

Telescola 18/06 – 5º e 6º ano Matemática

Proporcionalidade Direta

Áreas de Conhecimento
  • Conceber e aplicar estratégias de resolução de problemas envolvendo regularidades, sequências ou proporcionalidade direta, em contextos matemáticos e não matemáticos.
  • Reconhecer os significados de razão e proporção e usá-las para resolver problemas.
  • Reconhecer situações de proporcionalidade direta num enunciado verbal ou numa tabela e indicar uma das constantes de proporcionalidade, explicando o seu significado dado o contexto.
  • Desenvolver confiança nas suas capacidades e conhecimentos matemáticos, e a capacidade de analisar o próprio trabalho e regular a sua aprendizagem.

Temas

  • Noção de razão
  • Noção de proporção
  • Termos de uma proporção
  • Constante de proporcionalidade
  • Propriedade fundamental das proporções

Links rápidos:

Telescola 18/06 – 5º e 6º ano Português

Texto poético (Poetas Lusófonos) – “Trem de ferro” (Manuel Bandeira) e “Não vale a pena pisar” (Manuel Rui), in Primeiro livro de poesia, de Sophia de Mello Breyner Andresen

Áreas de Conhecimento

Educação Literária:

  • Interpretar o texto em função do género literário.
  • Inferir o sentido conotativo de palavras e expressões.
  • Identificar marcas formais do texto poético: estrofe, rima, esquema rimático e métrica (redondilha).
  • Analisar o modo como os temas, as experiências e os valores são representados.
  • Explicar recursos expressivos utilizados na construção dos textos literários
  • Valorizar a diversidade de culturas, de vivências e de mundivisões presente nos textos.
Temas
  • Texto poético (Poetas Lusófonos) – “Trem de ferro” (Manuel Bandeira) e “Não vale a pena pisar” (Manuel Rui)
  • Variedades do Português
  • Recursos expressivos – anáfora

Links rápidos: